27 de abril de 2012

Delícia de chocolate com manga e morango





A banqueteira Mônica Dajcz divide com as leitoras do Tempo de Mulher a receita dessa deliciosa sobremesa. Desde já, um alerta: O ideal é que o Foundant seja preparado um dia antes de servir, pois, gelado, fica parecido com sorvete.

A quantidade de ingredientes selecionadas rende de 8 e 10 copinhos da sobremesa



                                                                        Veja a seguir como fazer:



Anote os ingredientes:

250 gramas de chocolate meio amargo
120 gramas de açúcar (o equivalente a 3 colheres de sopa)
120 gramas de manteiga (o equivalente a 3 colheres de sopa)
12 claras
8 gemas








Pique a barra de chocolate em pequenos pedaços e derreta em banho maria junto com a manteiga.

Dica: Assim que todo o chocolate estiver derretido, desligue imediatamente o fogo. Não deixar passar desse ponto para não correr o risco de endurecer.
Retire do fogo e deixe esfriar.





Enquanto aguarda, bata (na batedeira) as claras em neve com o açúcar. Reserve.

Dica: Entre um passo e outro da receita, não esqueça do chocolate. Com uma espátula, mexa-o. Isso ajuda a esfriar mais rapidamente. Se você acrescentá-lo ainda quente aos demais ingredientes, a receita pode não dar certo.
Em outro recipiente, também com o auxílio da batedeira, bata as gemas. Em seguida, junte delicadamente à mistura de clara em neve.







Junte o chocolate frio no recipiente com os ingredientes batidos. Mexa, só que dessa vez, somente com o auxílio de uma espátula.
















Em copinhos de sobremesa, despeje a mistura. Coloque os copinhos numa bandeja e leve ao frezer.














O couli nada mais é do que uma fruta batida no liquidificador resultando numa mistura bem concentrada. A banqueteira Mônica Dajcz sugere manga e morango, que devem ser batidas separadamente. O couli é um incremento que você deve preparar e adicionar ao Foundant somente na hora de servir. Confira: 




Ingredientes do Couli 


Meio pedaço de Manga
Meia bandejinha/caixinha de Morango
Pique a manga e coloque-a no liquidificador. Bata até ficar bem consistente. Se houver dificuldade para bater a fruta, você pode acrescentar água, mas uma quantidade muito pequena, pois a ideia é que a mistura fique como a polpa da fruta.
Despeje em um recipiente e reserve. Repita o mesmo procedimento com o morango.


Retire o Foundant do freezer. Com uma colher de sopa, despeje no doce a mistura de manga até cobrir metade do copinho. A outra metade deve ser preenchida com a polpa de morango.

Dica: Você pode fazer também com três frutas, e a banqueteira Mônica sugere o kiwi. Se não quiser fazer com frutas, pode substituir a calda natural por castanha de caju moída.








Para finalizar, acrescente uma flor comestível. Pode ser a flor de Borago, escolhida para a receita, ou mesmo a flor Amor Perfeito.

Pronto, agora é só servir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário