26 de abril de 2012

HPV: o vírus silencioso


Especialista explica sobre os males da DST que pode não
 apresentar sintomas visíveis
Isabela Zamboni

O HPV é uma doença sexualmente transmissível que pode causar lesões na pele e problemas graves de saúde. Conhecida como “o vírus silencioso”, a doença pode nunca apresentar sintomas, tornando-a mais perigosa. Saiba mais sobre o HPV e previna-se:
O que é?
O Dr. Marco Antônio Guerra, ginecologista do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), fala sobre a doença e seus principais sintomas: “O vírus HPV (sigla do papiloma vírus humano) é uma DST com mais de 200 tipos conhecidos. Atinge a pele e mucosas, determinando, em sua maioria, lesões benignas. Porém, é o responsável também por doenças malignas, principalmente aquelas diagnosticadas no colo do útero, onde está presente em mais de 90% dos casos. No homem as infecções também são assintomáticas (ocasionalmente ocorrem verrugas) e a taxa de infecção da população mundial gira em torno de 50%”.
Principais sintomas
Os principais sintomas relacionados ao HPV sãoverrugas genitais e de pele, problemas nas vias respiratórias e digestivas. “Nas verrugas genitais, não há queixas como corrimentos, odor ou coceira, tão comuns em outras formas de infecções ginecológicas. As manifestações clínicas estão ligadas ao estado imunológico do hospedeiro”, afirma o ginecologista.
Meios de transmissão
É preciso tomar muito cuidado: a doença é transmitida através de relações sexuais e na maioria dos casos transcorre sem qualquer sintoma ao longo da vida. “O diagnóstico é feito pelo método de Papanicolau, podendo ser confirmado por colposcopia ou biópsia do colo uterino ou de outras áreas infectadas. No caso do homem é feita a peniscopia”, revela o médico.
Prevenção e tratamento
vacinação ainda é a melhor maneira de se prevenir e é indicada para homens e mulheres sexualmente ativos, sem restrição de idade. Marco Antônio explica: “Essa vacina protege contra quatro tipos de HPV, que são aqueles com potencial oncogênico, ou seja, que podem causar o câncer ginecológico”. Ele também completa que o tratamento pode ser feito por agentes locais (cauterização, drogas que inibem o desenvolvimento celular), imunomoduladores (substâncias que estimulem a imunidade) e, em casos mais graves, até procedimentos cirúrgicos”.
Lembre-se que usar camisinha é muito importante para se prevenir de DSTs. Faça sexo com consciência e consulte um médico regularmente.
Consultoria: Dr. Marco Antonio Guerra – ginecologista do Hospital São Vicente de Paulo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário