11 de abril de 2013

21 MINUTOS PARA MELHORAR SEU RELACIONAMENTO


21 minutos para melhorar seu relacionamento
Foto: Andre Schuster/Corbis
E se te falassem que a fórmula secreta para um relacionamento feliz e duradouro é fazer listas. Você acreditaria? Um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, afirma que despender 21 minutos no ano, em três listinhas, para escrever sobre seu casamento é a chave para a felicidade matrimonial.
Pode até parecer simpatia de final de ano, mas segundo o estudo, que por dois anos contou com a ajuda de 120 casais, juntos há mais de 11 anos, para quem segue a ‘lição de casa’ à risca, o processo funciona mesmo.
Para constatar a tese, a cada 4 meses, os pesquisadores pediam para quem os voluntários escrevessem como estava o casamento, se andavam felizes com o nível de amor, intimidade, confiança, paixão e comprometimento. O passo seguinte era escrever sobre os últimos meses e o principal desentendimento, sob a perspectiva de uma pessoa neutra (o mais difícil talvez) pensar em como resolver os problemas.
E não é que deu certo. A cada novo encontro os casais se sentiam mais felizes com o relacionamento. No entanto, apesar dos casais gastarem, em média, apenas 7 minutos por tarefa, no segundo ano, metade dos casais não seguiu o ritual de escrever algumas linhas sobre o casamento e uma queda de satisfação foi notada.
Para quem acha que basta fazer uma listinha de críticas para colocar o relacionamento ‘nos eixos’, os pesquisadores notaram que quando os problemas eram apenas apontados, sem que fosse uma maneira de acertar as coisas, aquela felicidade crescente começou a estagnar e, em alguns casos, até diminuir.
Por Paula Perdiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário