9 de abril de 2013

A diferença entre o sono masculino e feminino


Saiba quais as principais alterações entre os gêneros e os padrões dos sonos dos homens e mulheres
Homens e mulheres apresentam diferenças até na hora de dormir / Monkey Business Images/Shutterstock Homens e mulheres apresentam diferenças até na hora de dormirMonkey Business Images/Shutterstock
Embora pertençam à mesma espécie, já foi constatado cientificamente que as diferenças entre homens e mulheres vão além da aparência física. As características psicológicas e aptidões próprias de cada sexo, determinadas pelos circuitos cerebrais e pelos hormônios, motivam determinados comportamentos e o modo de pensar de cada um. É por isso que, muitas vezes você pensa: como é possível que ele (a) não dê a mínima importância para algo que é tão essencial para mim. Homens e mulheres vivem, de fato, em universos distintos, com valores e regras muito particulares. E isso acontece também na hora de dormir.

Segundo Carolina Elena Carmona de Oliveira, fisioterapeuta da Duoflex e especialista em medicina do sono,  um estudo realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que as mulheres levam mais tempo para adormecer, mas a duração do sono profundo é mais longa. "Já os homens permanecem mais tempo nos estágios iniciais do sono, que são menos reparadores. Outro ponto considerável na ala masculina é quanto ao maior índice de distúrbios como o ronco e a apneia (interrupção da respiração), geralmente em decorrência do sobrepeso ou de disfunções respiratórias e musculares", explica.

Karuka/Shutterstock


Os pesadelos também são elementos curiosos entre os sexos. Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais propensas a terem sonhos ruins.

A cabeleireira Carina Heredia, de 31 anos, diz que pouco se lembra dos sonhos ou pesadelos, mas, geralmente, acorda assustada com a sensação de ter caído. "Sonho que estou voando e, de repente, caio. Dou um pulo na cama quando acho que cheguei ao chão, é horrível", conta.

De acordo com a especialista em medicina do sono, as alterações hormonais também prejudicam o sono normal das mulheres, como o período menstrual, a menopausa e a gravidez. "Os homens apresentam maior incidência de movimentos involuntários de pernas durante a noite e mais sonolência diurna".

Uma noite mal dormida também surte efeitos diferentes em homens e mulheres. Um estudo realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono e publicado no periódico "Sleep" relatou que a má qualidade do sono impacta diretamente na variação do apetite. Enquanto homens tendem a comer em excesso, as mulheres demoram mais para sentir que comeram o suficiente, o que também pode gerar disfunções alimentares consideráveis.

Conhecer estas particularidades é essencial para se garantir horas de sono realmente reconfortantes e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo. "A utilização de travesseiros adequados, em altura e suporte apropriados ao biótipo e postura ao dormir também podem contribuir para um sono mais reparador. Com o corpo confortável e relaxado, homens e mulheres podem obter um sono mais rápido e mais profundo, o que proporcionará mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia", recomenda a especialista.

Da Redação vivabem@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário