5 de abril de 2013

28 lições dos filmes para a vida a dois


Dramas, comédias, romances: veja 28 filmes que ensinam a entender o ponto de vista do outro, valorizar as memórias do relacionamento e encontrar a cara-metade


1 - 'E o Vento Levou' aborda um tipo de relacionamento que tende a não vingar: o que move a relação de Rhett e Scarlet é a necessidade de provocar ciúme.Este comportamento, ainda muito presente nos dias de hoje, revela tendências de imaturidade e a dificuldade para o enfrentamento de situações de rompimento

2 -  'Casablanca' mostra o reencontro de um amor antigo em plena Segunda Guerra Mundial,em um cenário de conflito, situações adversas facilitam o envolvimento: o clima apaixonado pode ser criado quando o entorno é instransponível.

3- Os preconceitos impedem que bons relacionamentos sejam vividos, como se vê em 'Uma Linda Mulher'.A sorte é que Richard Gere e Julia Roberts conseguem se olhar a partir do coração, com mais profundidade – este é o caminho para o amor acontecer. 

4 - O casamento é o lugar certo para o amor? O que significa ficar muito tempo junto de alguém? 'As Pontes de Madison' aborda estas delicadas questões.O filme com Clint Eastwood e Meryl Streep retrata o dilema entre viver o amor tranquilo, representado pelo marido, e a paixão pelo fotógrafo que corre o mundo.

5 - Adaptação do clássico de Shakespeare, 'Romeu + Julieta' mostra que o amor proibido tende a intensificar os sentimentos e a relação. 

6 - Para o casal de 'Titanic', o amor está menos relacionado a classes sociais e mais a uma sensibilidade comum. O comprometimento durante a tragédia é a lição.

7 - Em ‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’, Julianne se descobre repentinamente apaixonada por Michael quando ele decide se casar.O filme mostra que, muitas vezes, a aceitação é a atitude mais sábia a se tomar

8 - Com a história do anjo que se apaixona por uma mortal, ‘Cidade dos Anjos’ mostra a paixão como um sentimeno que, para ser vivido, exige a renúncia à ‘paz angelical’.

9 - ‘De Olhos Bem Fechados’ trata a questão da fidelidade no casamento na jornada do médico que passa uma noite às voltas com o submundo do sexo

10 - Depois de 15 anos de casamento, casal entra em crise e se separa. Durante este tempo, eles recapitulam a vida a dois. ‘A História de Nós Dois’ ensina a reavaliar a relação

11 - A questão dos sentidos e a capacidade de seduzir ‘sendo doce’ são exploradas em ‘Chocolate’, na história da forasteira que conquista a confiança dos vizinhos com sua loja. 

12- Em ‘O Amor É Cego’, Hal precisa de uma hipnose para passar a enxergar a beleza das mulheres além da superfície.

13 - ‘Moulin Rouge’ mostra o encontro entre um escritor e uma cortesã e convida a refletir: quais valores regem sua vida amorosa: o dinheiro, a criatividade, o tesão ou o encontro de almas . 

14 - ‘Doce Novembro’ mostra um casal que tem que lidar com a doença grave da mulher, e ajuda a lembrar que a vida é efêmera e incontrolável. Portanto, ame e se deixe ser amado

15 - ‘Como Perder um Homem em 10 Dias’ reúne um casal que, na verdade, está disposto a não ficar junto. Mas eles vão descobrir na pele que os opostos se atraem.

16 - Em ‘Sob o Sol da Toscana’, uma escritora vive uma aventura cheia de amizades e romances que farão com que sua vida nunca mais seja a mesma O filme trata do amor em um sentido mais amplo: independentemente de como as coisas acabem, vivê-las é um aprendizado e tanto.

17 - Com as aproximações vividas pelos parceiros de dois casais diferentes, ‘Closer’ mostra que é possível se ligar a mais de uma pessoa quando existe a paixão.

18 - Em ‘Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças’, decepcionado com o amor, Joel se submete a um tratamento para apagar todas as memórias da ex, Clementine.O filme faz refletir sobre a importância das lembranças – especialmente depois que o relacionamento termina

19 - Em ‘Como se Fosse a Primeira Vez’, ao perder a memória em um acidente, jovem tem que ser reconquistada pelo namorado diariamente.A comédia mostra como é fundamental reconquistar o parceiro todo santo dia, renovando sempre a paixão.

20 - ‘A Dona da História’ mostra Carolina em crise existencial aos 55 anos, revisitando sua própria história, mas tomando rumos diferentes do que fez no passado. O filme reflete sobre a necessidade de estar conectado com o presente, pois o passado não pode ser mudado

21 - Ao abandonar o amor por causa de cobranças sociais, os protagonistas de ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ enfrentam uma vida sem sentido.

22 - A conturbada história de amor dos cantores Johnny Cash e June Carter retratada em ‘Johnny e June’ ensina que construir uma relação envolve muita dedicação e paciência com o outro. 

23 - Em ‘A Casa do Lago’, homem e mulher se correspondem e se apaixonam sem jamais terem se conhecido. Mas um mistério separa os dois O filme representa uma lição importante: muitas vezes encontramos alguém especial, mas não nos encontramos no mesmo momento de vida.

24 - ‘Se Eu Fosse Você’ reabilita a velha trama da guerra dos sexos ao imaginar a vida de um casal que tem seus corpos trocados. A comédia estimula a percepção mais profunda do parceiro, não apenas de maneira superficial.

25 - Enquanto ele quer compromisso, ela opta pela liberdade: ‘500 Dias com Ela’ reflete sobre o amor de uma maneira despretensiosa e singela

26 - ‘Comer, Rezar, Amar’ segue a jornada de uma escritora por três países após um divórcio doloroso e mostra que de nada adianta estar casado se você não se sente realizado.E, para viver uma nova história, é preciso resgatar o prazer e a fé na vida, que são as melhores condições para que o amor aconteça.

27 - O companheirismo, a compaixão e a lealdade são postos à prova em ‘Amor’, um retrato delicado e profundo dos limites do companheirismo ao envelhecer.

28 - ‘O Lado Bom da Vida’, premiado com o Oscar de atriz para Jennifer Lawrence, acompanha uma relação que se forma aos trancos e barrancos... e mostra que o amor acontece quando se deixa de pensar em um ideal para simplesmente viver ao lado de quem oferece uma experiência real

                                                                                              Big Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário